terça-feira, 12 de julho de 2016

No Dia Mundial da Água, Prefeitura recupera nascente

Jardim Botânico de Goiânia


No Dia Mundial da Água, dia 22 de março de 2016, dando início às comemorações do aniversário de 38 anos do Jardim Botânico de Goiânia, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), realizou o plantio de 600 mudas de árvores nativas do Cerrado próximo a uma das seis nascentes do Córrego Botafogo no Jardim Botânico.

Na ocasião houve apresentação de esquete teatral com a temática ambiental através dos profissionais da SME, personagens: Chiquelete, Omelete e Alexandre.



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) são parceiros com a iniciativa “Proteja uma nascente em um dia”.
A ação é a primeira de uma série comemorativa do Botânico, que em abril completa 38 anos, e faz referência a um decreto de 1937 do, à época governador, Pedro Ludovico Teixeira, criando o Parque de Proteção das Nascentes do Córrego Botafogo”, contextualiza Altamiro Alves Fernandes, gerente do Jardim Botânico.







A recomposição florística ao redor da nascente protege o lençol freático impedindo erosões e garantindo o reabastecimento dele, através das raízes das árvores”, diz o gerente de educação ambiental da Amma, Max Vinícius de Paula Abreu.
A transportadora Rodonaves e a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) também apoiam o evento e serão responsáveis por monitorar a regeneração das áreas recuperadas. “São empresas da região e é importante estabelecer o vínculo entre a população local e a área de conservação para que todos ajudem no cuidado com o meio ambiente”, avalia o diretor de áreas verdes e unidades de conservação da Amma, Wilmar Pires.


O Jardim Botânico de Goiânia firma-se como um cartão postal redescoberto pelo goianiense. A unidade, que no ano passado recebeu 5,5 mil pessoas em atividades monitoradas, também tem se tornado destino de lazer entre famílias, grupos de amigos e ciclistas que procuram descanso da correria do dia a dia, comum às grandes cidades.








Nenhum comentário:

Postar um comentário