terça-feira, 2 de agosto de 2016

Jardim Botânico se reinventa aos 38 anos

Celebrando o aniversário da unidade, dia 15 de abril, foi lançada coleção de rosas e feita premiação de concurso de redação

O Jardim Botânico de Goiânia completou 38 anos, 15 de abril, firmando-se como um cartão postal redescoberto pelo goianiense. A unidade, que no ano passado recebeu 5,5 mil pessoas em atividades monitoradas, também tem se tornado destino de lazer entre famílias, grupos de amigos e ciclistas que procuram descanso da correria do dia a dia, comum às grandes cidades. 
Para comemorar o aniversário, além da premiação da sexta edição do concurso de redação entre 3, 2 mil estudantes de oito escolas públicas da região, parceria com Pontual Engenharia, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Unifan, o Jardim Botânico preparou a inauguração da coleção de rosáceas Professor Darci Accorsi, um jardim especial próximo à sede administrativa da instituição.



Segundo o gerente do Jardim Botânico, Altamiro Fernandes, a ideia surgiu há cerca de seis anos e tomou corpo com as comemorações pensadas para o mês de aniversário da unidade de conservação, que faz parte das áreas verdes administradas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “As pessoas doaram as mudas (de rosas) que serão plantadas e nós catalogamos cada uma, de modo que cada rosa estará identificada e o doador poderá acompanhar o crescimento dela”, explica Altamiro. A coleção de rosáceas Professor Darci Accorsi (o nome homenageia o ex-prefeito de Goiânia) foi distribuída em 16 canteiros e contará com 250 mudas de rosas.

Neste ano, a 6ª edição do Concurso de Redação teve como tema: “O lixo e as doenças”, a ação foca na importância do cuidado com o lixo e teve a participação de 8 Instituições (5 municipais e 3 estaduais), 3.200 alunos inscritos, uma pré-seleção das 80 redações que melhor atendessem aos critérios do edital, sendo 10 de cada IE, selecionadas por representantes das próprias unidades escolares (municipais e/ou estaduais). Posteriormente uma Segunda Comissão Julgadora formada por 1 (um) membro da Pontal Engenharia, 1 (um) membro do Jardim Botânico, (2) membros da Secretaria Municipal de Educação (1) um membro da Universidade Federal de Goiás (UFG) e (1) um membro da Faculdade Alfredo Nasser selecionou as 10 finalistas.
       As melhores redações foram contempladas com os seguintes prêmios:

1º lugar, um Notebook – Pedro Henrique, Colégio Estadual Cora Coralina.
2º lugar, uma TV de 21 polegadas – Luiza Coutinho Bastos, Escola Municipal Jardim Atlântico.
3º lugar, um celular – Grabrielly Cristiny, da Escola Municipal Professor Trajano de Sá.
4º lugar, um tablet – Alana Vitória Batista de Sá, também da Escola Municipal Jardim Atlântico.
5º lugar, um MP3 – Larissa Cristina Galdino de Sousa, Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta.
6º lugar, um MP3 – Claudia Horrana Barbosa Alves, Escola Municipal Antônio Fidélis.
7º lugar, um MP3 – Kelly Ferreira de Miranda, Escola Municipal Benedita Luiza.
8º lugar, um MP3 – Ana Karolina Silva de Oliveira, Escola Municipal Trajano de Sá.
9º lugar, um MP3 – Eduardo Guedes da Paixão, Escola Estadual Visconde.
10º lugar, um MP3 – Taynara Rodrigues Martins, Escola Dom Abel.

1º ao 10º lugar – Certificado de Homenagem emitido pela Pontal Engenharia e Jardim Botânico.


1° Lugar: Pedro Henrique - C.E. Cora Coralina

2º Lugar: Luiza Coutinho Bastos - E.M. Jardim Atlântico

3ºLugar: Gabrielly Cristiny - E.M. Professor Trajano de Sá


terça-feira, 12 de julho de 2016

No Dia Mundial da Água, Prefeitura recupera nascente

Jardim Botânico de Goiânia


No Dia Mundial da Água, dia 22 de março de 2016, dando início às comemorações do aniversário de 38 anos do Jardim Botânico de Goiânia, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), realizou o plantio de 600 mudas de árvores nativas do Cerrado próximo a uma das seis nascentes do Córrego Botafogo no Jardim Botânico.

Na ocasião houve apresentação de esquete teatral com a temática ambiental através dos profissionais da SME, personagens: Chiquelete, Omelete e Alexandre.



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) são parceiros com a iniciativa “Proteja uma nascente em um dia”.
A ação é a primeira de uma série comemorativa do Botânico, que em abril completa 38 anos, e faz referência a um decreto de 1937 do, à época governador, Pedro Ludovico Teixeira, criando o Parque de Proteção das Nascentes do Córrego Botafogo”, contextualiza Altamiro Alves Fernandes, gerente do Jardim Botânico.







A recomposição florística ao redor da nascente protege o lençol freático impedindo erosões e garantindo o reabastecimento dele, através das raízes das árvores”, diz o gerente de educação ambiental da Amma, Max Vinícius de Paula Abreu.
A transportadora Rodonaves e a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) também apoiam o evento e serão responsáveis por monitorar a regeneração das áreas recuperadas. “São empresas da região e é importante estabelecer o vínculo entre a população local e a área de conservação para que todos ajudem no cuidado com o meio ambiente”, avalia o diretor de áreas verdes e unidades de conservação da Amma, Wilmar Pires.


O Jardim Botânico de Goiânia firma-se como um cartão postal redescoberto pelo goianiense. A unidade, que no ano passado recebeu 5,5 mil pessoas em atividades monitoradas, também tem se tornado destino de lazer entre famílias, grupos de amigos e ciclistas que procuram descanso da correria do dia a dia, comum às grandes cidades.








segunda-feira, 11 de julho de 2016

Movimento Goiânia Verde

Goiânia 82 anos



O Movimento Goiânia Verde surgiu com a intenção de promover ações e atividades de educação ambiental nas Instituições Educacionais da Rede Municipal de Educação com a participação da comunidade escolar no intuito de colaborar com a intensificação do conhecimento, conscientização e valorização das riquezas do bioma cerrado, tais como: fauna, flora, recursos hídricos e outros, para fins de preservação, conservação da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas dentro no município de Goiânia. Para tal movimento foi realizado o plantio de 10.000 mudas de espécies nativas nas Instituições Educacionais.

As ações iniciaram anteriormente ao aniversário de 82 anos da cidade de Goiânia, quando se intensificou junto aos educandos um estudo das espécies nativas do cerrado e posteriormente, ocorreu o plantio de 40 exemplares por instituição, momento vivenciado e registrado por fotos. Após esta vivência, se desenvolveram, dentro de cada instituição, discussões para a elaboração de um Termo de Compromisso Ambiental, com a eleição de cinco princípios de sustentabilidade para serem vivenciados dentro da Instituição Educacional. 

Cada Instituição ficou responsável por fazer uma discussão com a comunidade escolar sobre a importância do plantio de espécies, a influência deste no microclima e na contribuição para a beleza estética da cidade. Com essas ações foi possível socializar o conhecimento com os educandos, além de possibilitar a interferência na paisagem urbana de Goiânia, o que possibilitará ainda, uma alteração no microclima e a melhoria na paisagem local.

Após a produção deste documento, esses princípios foram enviados pelas instituições para as respectivas Coordenadorias Regionais de Educação, as quais ficaram responsáveis pela organização destes em agrupamento, e enviados à Diretoria de Ensino.

Plantio de espécies do cerrado.

Elaboração de um Termo de Compromisso Ambiental com 5 (cinco) princípios de  como a Instituição pode tornar-se um espaço sustentável.

Implementação dos Agentes do Cerrado nas Instituições Educacionais, composto por educandos da Rede. Elaboração, pelas Instituições Educacionais, de projetos que contemplem os princípios que a escola estabeleceu no Termo de Compromisso Ambiental.


SME – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

Secretária Neyde Aparecida e Professor Marcos Pedro Diretor Pedagógico



SISTEMATIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PARA SE TORNAR UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL MOVIMENTO GOIÂNIA VERDE – GERAL



CRE THOMÉ – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

Escola Rotary Goiânia Oeste





















CRE JARBAS – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

EM Professora Antônio Maranhão






































CRE BRASIL – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

EM Nossa Senhora Aparecida






































CRE BRETAS – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

CMEI Residencial Itamaracá
















































CRE CENTRAL – Registros Fotográficos e Sistematização dos Princípios para se tornar uma Escola Sustentável

EM. PROFESSORA MARÍLIA CARNEIRO AZEVEDO DIAS